sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estudos Bíblicos - Jesus o Bom Pastor


Ele dá a vida por suas ovelhas...

1. Abertura: Palavra de boas vindas,  apresentação de visitantes, louvor e oração[1].
2. Ore pelas necessidades dos discípulos e pelas pessoas que vocês ainda alcançarão.
3. Estudo:
Objetivo: Auxiliar os discípulos a reconhecerem em Jesus o Pastor de suas vidas.
Quebra-gelo: Na Bíblia há vários textos que comparam as pessoas a ovelhas e Deus a um pastor. Que características tem uma ovelha que a relacionam ao ser humano? (Destaque principalmente a necessidade que a ovelha tem de ser pastoreada). Pergunte aos seus discípulos se eles sabem o que é uma ovelha desgarrada. Explique os perigos que uma ovelha sem pastor corre: morrer de fome, não encontrar água, não saber retornar ao aprisco (ovelhas não tem o censo de direção que um gato ou cachorro têm!), ficar à mercê de predadores, machucar-se...
Transição para o estudo: A Bíblia diz que somos ovelhas (Sl 23). Quando nos entregamos a Jesus, o Bom Pastor, passamos a experimentar um cuidado todo especial dEle para conosco. Leia junto com seus discípulos Ez 34:31 Vocês, minhas ovelhasovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o seu Deus. Palavra do Soberano, o Senhor.
JESUS SE DECLARA O BOM PASTOR (João 10:11 a 14)
Explique aos seus discípulos que neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a ele mesmo (vs. 11 e 14). A razão para que duas vezes o Senhor se referisse a Ele mesmo como o bom pastor é a necessidade de que nós o reconheçamos assim!
Neste texto Jesus explica duas características que distinguem o Bom Pastor:

i.          O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11):  Em contrapartida, o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo (v. 12). Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13), mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (veja o v. 10).

ii.          O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas (v. 14): Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4).

iii.          O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões. Os versos 8 em diante contém referências a salteadores, mercenários e lobos. Jesus se referiu aos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos. Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).

iv.         O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28): Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá rouba-las de mim. Faça uma leitura do Salmo 23 com seus discípulos e destaque o cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando...

 Conclusão.  Leve seus discípulos a orarem com você e a pedirem ao Senhor:  Jesus, seja o meu Pastor; eu quero entrar pela porta do Teu Aprisco! Jesus, abre os meus ouvidos para que eu possa ouvir a Tua voz. Livra-me dos lobos, dos mercenários e dos salteadores. Jesus, por favor, dirija a minha vida de acordo com Sua perfeita vontade. Este é o meu desejo: segui-lo para sempre! 
Encerrar com louvor e ofertório.
[1] Lembre-se de orar pelas metas da Igreja e da sua célula. Ore pelos seus líderes. É importante que seus discípulos vejam que você honra seus líderes também na oração.

Um comentário:

  1. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Aproveite e Acesse nosso site

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails